BLOG CELLA

Archive for julho, 2012

I Simpósio de Processo Eletrônico: Sociedade, Tecnologia e Direito

10 de julho de 2012 1:54 pm

428889_419091294808940_188762978_n

Nos próximos dias 23 a 26 de julho participarei do I Simpósio de Processo Eletrônico da Escola Superior de Advocacia da OABPR, com a temática Sociedade, Tecnologia e Direito, a se realizar na sede da OABPR, sendo que, em 25 de julho de 2012, falarei sobre “A falta de conhecimento tecnológico como obstáculo para o exercício da advocacia“.

topo

I SIMPÓSIO: PROCESSO ELETRÔNICO: SOCIEDADE, TECNOLOGIA E DIREITO

PROGRAMA

23/07/2012 – segunda-feira, das 19h00 às 22h00
PALESTRA 1 – DIREITO
Tema: O princípio da dignidade da pessoa humana, o processo eletrônico e profissional não qualificado na informática.
Palestrante: Roger Stiefelmann Leal.

PALESTRA 2 – DIREITO
O processo eletrônico e o princípio Constitucional do livre exercício da profissão: o processo eletrônico e o profissional não qualificado em informática.
Palestrante: Cibele Fernandes Dias.

24/07/2012 – terça-feira, das 19h00 às 22h00
PALESTRA 1 – TECNOLOGIA
Tema: ISO 27.000 e os sistemas de processo eletrônico.
Palestrante: Luciano Johnson.

PALESTRA 2 – SOCIOLOGIA
Tema: Tecnologia e Dignidade Humana
Debatedora: Cineiva Campoli Paulino Tono

PALESTRA 3 – DIREITO
Tema: Pje – Sistema Único = Procedimento Único? A problemática do Art. 18 da Lei 11.419/2006, a insegurança causada e as prerrogativas dos advogados.
Palestrante: Ana Amelia Menna Barreto de Castro Ferreira.

25/07/2012 – quarta-feira, das 19h00 às 22h00
PALESTRA 1 – TECNOLOGIA
Tema: O estado da arte: tendências tecnológicas.
Palestrante: Denise Fukumi Tsunoda.

PALESTRA 2 – SOCIOLOGIA
Tema: A falta de conhecimento tecnológico como obstáculo para o exercício da advocacia.
Palestrante: José Renato Gaziero Cella.

PALESTRA 3 – DIREITO
Tema: Art. 5º da Lei 11.419/2006 e a paridade de defesa.
Palestrante: Sandro Marcelo Kozikoski.

26/07/2012 – quinta-feira, das 19h00 às 22h00
PALESTRA 1 – TECNOLOGIA
Tema: Certificação Digital: estado atual e tendências.
Palestrante: Renato da Silveira Martini.

PALESTRA 2 – SOCIOLOGIA / FILOSOFIA
Tema: Evolução Social: Das cavernas aos bits.
Palestrante: André Peixoto de Souza.

PALESTRA 3 – DIREITO
Tema: novo CPC: escrita com tinta escura indeléve.
Palestrante: Vicente de Paula Ataide Junior.

DOCENTES

ROGER STIEFELMANN LEAL
Advogado. Graduado em Ciências Jurídicas E Sociais pela PUC-RS. Doutor em Direito pela USP. Atualmente é professor doutor de Direito Constitucional da USP e procurador da fazenda nacional. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de constitucionalidade, efeito vinculante, jurisdição constitucional e poder judiciário. É Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República desde maio de 2011.

CIBELE FERNANDES DIAS
Advogada, graduada em Direito pela UFRS, mestrado em Direito pela PUC-SP e doutorado em Direito pela PUC-SP. Atualmente é Professor adjunto, Professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura Federal do Paraná, Professor de Direito Constitucional do Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná e Professor Auxiliar. Tem experiência na área de Direito , com ênfase em Direito Público. Atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de constitucionalidade.

LUCIANO JOHNSON
Mestre em Ciência, Gestão de Tecnologia da Informação pela UFPR, Pós-Graduado (Especialização) em Redes e Sistemas Distribuídos, graduado em Processamento de Dados. Certificado CISM (Certified Information Security Manager), CRISC (Certified in Risk and Information Systems Control), ITIL V3, CobiT e ISFS (Information Security Foundation based on Standards). Atua como consultor de segurança da informação a 15 anos. Professor em cursos de Graduação e Especialização.

CINEIVA CAMPOLI PAULINO TONO
Doutoranda em Tecnologia e Sociedade (UTFPR), Mestre em Educação (UFPR), Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas e em Informática na Educação, Bacharel e Licenciada em Química. Servidora Pública a mais de 20 anos, dos quais 14 anos atuou na área gestão de tecnologia na escola. Desde 2011 atua como pesquisadora na Escola de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. É membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR como educadora e coordenadora da subcomissão cibervício, cibercrimes, crianças e adolescentes. Coordenadora do Projeto Tecnologia e Dignidade Humana junto a UFPR e a UTFPR, em resposta ao edital 033/2010 da CAPES.

ANA AMELIA MENNA BARRETO DE CASTRO FERREIRA
Advogada. Mestre em Direito Empresarial. Pós-Graduada em Direito Empresarial. Docente na área de Direito da Tecnologia da Informação. Presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da OAB/RJ.

DENISE FUKUMI TSUNODA
Graduada em Bacharelado em Informática pela UFPR, possui mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR e doutorado em Engenharia Biomédica também pela UTFPR. Atualmente é professora na UFPR no curso de Gestão da Informação, Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do programa de Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Pertence ao grupo permanente de revisores da Revista Produção Online e Revista GEPROS e comitê editorial da Revista A to Z. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria da informação, tecnologias da informação e comunicação, descoberta de padrões em banco de dados, mineração de dados, computação evolucionária, algoritmos genéticos e programação genética.

JOSÉ RENATO GAZIERO CELLA
Advogado, Doutor em Filosofia e Teoria do Direito pela UFSC, Mestre em Direito do Estado pela  UFPR, ; Pesquisador na Universidade de Zaragoza – Espanha, com financiamento da CAPES (2007-2008) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID (2009-2012); Professor Adjunto do Curso de Direito da  PUCPR. Atua na área da pesquisa em Direito, com ênfase em Direito Eletrônico; Inteligência Artificial e Lógica Jurídica; Governança Eletrônica e Democracia Digital; Filosofia do Direito; Direito Tributário.

SANDRO MARCELO KOZIKOSKI
dvogado. Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, Mestre em Direito das Relações Sociais pela � UFPR, Bacharel em Direito pela UFPR, Professor Adjunto de Direito Processual Civil da UFRJ, Professor de Direito Processual Civil, Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Direito Processual Civil, Ex-Coordenador Adjunto do Curso de Direito, Ex-Coordenador Pedagógico do Núcleo de Prática Jurídica. Autor de livros.

RENATO DA SILVEIRA MARTINI
Diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e secretário-executivo do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, é também membro titular do Comitê de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e do Comitê Gestor da Internet, além de coordenador-geral do Laboratório de Ensaios e Auditoria da ICP-Brasil. Professor convidado do Programa de pós-graduação de Direito da Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (RJ) e Professor licenciado do Instituto Superior de Educação La Salle. É autor, entre outros títulos, dos livros Criptografia e Cidadania Digital (Rio de Janeiro: 2002), Manual de Segurança em Redes Linux (Lisboa: 2002) e Tecnologia e Cidadania Digital(Rio de Janeiro:2008). Completou o seu doutorado, em 1998, na PUC-RJ, tendo como áreas de especialização a Filosofia da Ciência e a Lógica.

ANDRE PEIXOTO DE SOUZA
Advogado. Doutor em Direito pela UFPR e Doutor em Educação pela UNICAMP. Mestre em Direito pela UFPR, Especialista em Direito Tributário pelo IBEJ, Bacharel em Direito pela UTP e Licenciado e Bacharel em História pela UFPR. Atualmente é professor de Economia Política na Faculdade de Direito da UFPR, e de História e Filosofia do Direito na UTP, na Faculdade Estácio e na Escola da Magistratura do Paraná. Coordenador do curso de Direito. Estuda e pesquisa os seguintes temas: Brasil Imperial, Política, Economia Política, Direito, Estado e Poder.

VICENTE DE PAULA ATAIDE JUNIOR
Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela UFPR. Juiz Federal no Paraná. Foi Promotor de Justiça no Ministério Público de Rondônia. Professor da Escola da Magistratura Federal do Paraná, da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná e de outras instituições de ensino superior. É membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto do Novo CPC, instituída pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE).

LOCAL

Escola Superior de Advocacia – Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú

HORÁRIOS

Dias 23, 24, 25, e 26 de julho de 2012, segunda, terça, quarta e quinta-feira, das 19h00 às 22h00

CARGA HORÁRIA

12 horas/aula ( 04 encontros)

NÚMERO DE VAGAS

300 Participantes

INVESTIMENTO

R$50,00 (cinquenta reais)

FORMA DE PAGAMENTO

À vista

INFORMAÇÕES

www.oabpr.org.br/esa
Telefone:(41)3250-5750

– REALIZAÇÃO: ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA – OAB/PR E COMISSÃO DO DIREITO ELETRÔNICO

– PATROCINADORES: CAA/PR; BONNJUR; KODAK; NETSCAN DIGITAL; PREÂMBULO INFORMÁTICA; CERTISING; SESCAP/PR E OABPREV/PR